Nesta terça-feira, (19/11), aconteceu o lançamento do Treinamento de Suinocultura Tecnificada na Produção de Leitões. Fruto da parceria entre Sindicato Rural de Rio Verde e Senar-GO. O novo treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais da área e aprimorar a eficiência nas granjas de produtores associados à BRF e outras integradoras do setor.
Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Olávio Teles, é um privilégio ver Rio Verde sendo mais uma vez sede para lançamento de treinamentos tão relevantes. “Fico satisfeito em ver que estão chegando mais treinamentos, que teremos mais mão de obra qualificada e novas oportunidades no mercado de trabalho”, disse o presidente.
Com foco na qualificação técnica e no uso das mais modernas práticas de gestão e produção, o treinamento vai proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para otimizar o processo de criação de leitões, melhorando a produtividade das operações. A iniciativa surge como uma excelente oportunidade para os trabalhadores rurais que buscam se especializar e atender à demanda crescente de mão de obra qualificada no setor de suinocultura em Rio Verde.
A gerente de formação profissional rural do Senar- Goiás, Caroline Berteli, comentou sobre os motivos de Rio Verde ter sido escolhida para ser pioneira na recepção do treinamento. “Escolhemos Rio Verde para lançar o treinamento, pois é um grande município produtor de suínos, somado a parceria com a BRF, o treinamento tem alta chance de empregabilidade. Como em todos os treinamentos do Senar, buscamos formar o participante para que ele possa ser um bom profissional, conhecendo tudo sobre manejo, nutrição, sanidade e bem-estar animal voltado para o sistema de produção de leitões”, explicou a gerente de formação rural.
O curso é gratuito e representa um grande investimento na formação de profissionais capacitados, que podem atuar de forma direta em granjas ou integrar equipes integradoras de suínos. Os mobilizadores do Senar- GO no Sindicato Rural, Maxsuell Gomes e Priscila Guardiano, são idealizadores do treinamento de Suinocultura Tecnificada na Produção de Leitões e estão orgulhosos de ver funcionando. “Precisamos de pessoas capacitadas, que trabalhem com paixão, pois com dedicação no campo, o produtor vai ganhar e o colaborador também. Estaremos aqui para auxiliar no que for preciso”, falou Priscila Guardiano.
O mobilizador, Maxsuell Gomes, explicou que o lançamento do treinamento era uma demanda antiga, que saiu do papel na hora certa. “O treinamento veio para suprir o processo das granjas integradas da BRF, no curso, são ministradas aulas teóricas e práticas, o objetivo é desenvolver melhor os participantes para o mercado de trabalho, fazendo com que tenham contato com a realidade da granja”, explicou o mobilizador. Este treinamento não só contribui para o aprimoramento das habilidades dos trabalhadores rurais, mas também fortalece a cadeia produtiva da suinocultura na região, impactando positivamente a qualidade da carne suína produzida e a competitividade do setor.
Oportunidades de atuação não vão faltar, explicou a supervisora, Rebecca Gomes Leitão do sistema produtor de Leão. “O SPR é uma cadeia muito complexa e grande, passa por três setores diferentes. A cadeia inicia com as leitoas entrando na granja, depois partem para a gestação, é feito a inseminação artificial nesses animais, elas ficam 115 dias gestantes e vão para maternidade, dão à luz aos leitões, eles passam um tempo juntos, posteriormente são separados e o ciclo se repete. Então temos um mercado grande e valorizado para aqueles que se capacitarem”.
Comments