SECA INTENSA FAZ COM QUE QUEIMADAS DEVASTEM PROPRIEDADES RURAIS

O Brasil vive a pior seca da história, inclusive, com o agravamento de incêndios em diversas regiões e o país já está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024 e 60% do território nacional, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) está encoberto pela fumaça causada pelos incêndios.

Goiás está entre os estados com maiores focos de incêndio, de acordo com o Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais em Goiás, só no final de semana forma mais de 450 focos de incêndios em todo o estado, número este que já ultrapassa todo o registrado em setembro de 2023.

Em Rio Verde não se via uma seca tão devastadora desde 2008 e o município já ultrapassa 150 dias sem chuvas. “Infelizmente estamos passando por uma situação muito crítica, temos recebido inúmeros produtores rurais que tiveram a propriedade devastada pelo fogo e as previsões do tempo não são favoráveis”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Olávio Teles Fonseca.

E para traçar estratégias específicas, o Sindicato Rural reuniu-se na manhã desta terça-feira, 09, com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Felipe e com o Major Ricardo, a fim de pensar em alternativas imediatas para o problema das queimadas. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para minimizar as perdas dos produtores neste momento tão difícil e evitar tragédias com a perda de vidas humanas e de animais. “Sugerimos aos produtores que incorporem as palhadas em um raio de pelo menos 100 metros das áreas de reserva, margens de rodovias, linhas de transmissão de energia e pelo menos 300 metros das sedes e galpões de trabalho, apoio e armazenamento das propriedades. Sabemos que a palhada tem um grande valor para o produtor, mas o momento é de crise e qualquer ação no sentido da prevenção e proteção já se soma aos esforços das frentes de combate”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Felipe.

COMISSÃO DE COMBATE AOS INCÊNDIOS

Todos os recursos estão sendo empregados no combate aos incêndios na zona rural, mesmo assim, são insuficientes devido a alta demanda de focos.

A Comissão de Combate aos incêndios do Sindicato Rural, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal tem trabalhado sem parar nos últimos dias.

A prefeitura repassou este ano o montante de R$ 700.000,00, que foram empregados na contratação de 11 brigadistas e três caminhões traçados.

Além disso, a Comissão conta também com a ajuda voluntária das Trrs Petrorio, Masut, Sertão Petróleo e Décio.